terça-feira, 3 de abril de 2012

A EXPERIÊNCIA DA MESA- Devi Titus


DEVI TITUS

 

 A EXPERIÊNCIA DA MESA !!!

Chamou-me singular atenção o tom verde de sua capa. Uma mesa, sutilmente delineada.  Ao centro uma cadeira branca. Pratos brancos. Copo de cristal. Talheres dispostas de forma ordenada. Toalhas individuais. Maçãs verdes.  Quadro perfeito.

A curiosidade, entretanto, foi além. Teci um plano sobre as mesas em minha vida e imaginei o que a autora me chamaria atenção, eu que acostumada fora às reuniões em volta da mesa - quando nossa família ainda se compunha de muitos membros. Hoje resta-nos lembranças maravilhosas de um passado longínquo, muito embora, ainda que escassas, as experiências à mesa se fazem sentir quando o momento o requer.

Logo ele, o livro estava em minhas mãos. Suas páginas folheadas com esmero percebo que muito temos a compartilhar - a autora, o livro e eu.

Seguimos para casa. Há pouco adentrara só àquela livraria, agora éramos os três a compactuar anseios pela leitura. A passos lentos conjecturava a cabeceira da cama, lugar que sempre me encaminha às reflexões, muito embora neste momento a leitura não encontrará eco. Só, neste momento, são elas, as lembranças distantes, que vem clamar pela possibilidade do presente.

E é ela, a autora, que me emoldura a mesa:

LUGAR DE PROPÓSITO
É o plano de Deus nos preparar uma mesa e deixar nosso cálice transbordar.

LUGAR DE PROVISÃO
Ademais, sabedor de nossas necessidades básicas nos dá e jamais nos deixa faltar o pão nosso de cada dia.

LUGAR DE PARTICIPAÇÃO
Sabe que é ao redor da mesa que devemos nos reunir para partir o pão, compartilhar a vide, fazer amigos, criar laços etenos, passá-los de geração à geração. Quem fizer parte da mesa, também terá parte Comigo.

E, ainda que as tarefas diárias venham  somar sobremaneira, a necessidade de fazer acontecer momentos à mesa se faz premente. Resgatar lembranças imemoriais do passado, ainda que distante,  e trazê-las ao hoje; condição "sine qua non".

Edificante leitura. Faz-nos viajar às nossas lembranças mais doces e profundas. Faz-nos querer organizar a mesa sempre que a oportunidade surja. Eu já tive as minhas experiências e não deixo jamais de aproveitá-las, de ocasioná-las. É gratificante sempre.

comentários de Inajá Martins de Almeida
_______________________

Titus, Devi  -  A experiência da mesa: descubra o que gera relacionamentos mais profundos e significativos  / Devi Titus; [traduzido por: Maria Eugênia da Silva Fernandes].  -  Rio de Janeiro: Graça, 2011

3 comentários:

cida augusto disse...

A ministração sobre este tema foi Maravilhoso... quero o livro!!!!!!!!!!
bjo amiga

arlete disse...

Amo o tema, amei a ministração, a forma abordada nesse livros sobre os relacionamentos. Um beijão querida! Ah ...eu tenho ele (o livro) rsrs, quer emprestado??

Missª. Janne disse...

Quero sim,assim q acabar os q estou lendo...Falamos bjus!!!